domingo, 22 de setembro de 2019

Tentando dar um sopro de vida às discussões teóricas da esquerda...

Os textos abaixo foram redigidos no início de 2019 após algumas discussões polêmicas ocorridas em um debate promovido pela Ação Anti Fascista de Porto Alegre sobre a Psicologia de massas do fascismo. A atividade, convocada com a finalidade de debater este tema, atraiu muitos ativistas, militantes e curiosos. Dentre estes, estavam dois companheiros que militaram juntos numa organização revolucionária, chamada Liga Marxista (LM), e que foi extinta recentemente. São os companheiros João de Barro (JB) e Eduardo Cambará (EC), que redigiram os textos abaixo, permeados por contribuições de Trotsky e W. Reich. 

Nesta polêmica surgiram 4 textos: 1) Introdução à discussão sobre o fascismo e uma crítica a Reich (este escrito ainda em 2018); 2) Reich, Trotsky e os delírios da esquerda; 3) Resposta ao Eduardo Cambará; e 4) Considerações finais a JB; que seguem publicados na íntegra.

Apesar da discussão ter se tornado áspera e trazer questões pontuais desta extinta organização, inclusive adquirindo contornos pessoais, julgamos ser de vital importância publicá-la para tentar dar um sopro de vida às discussões teóricas da esquerda, marcadas pelo oportunismo, sectarismo e (por que não?) pela mesmice. Seguem, então, os referidos textos, assinados pelos seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário