segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Grandes reivindicações trazem grandes responsabilidades

Este texto tem por finalidade a conscientização comum e geral tanto de alunos, como de professores, direção e comunidade escolar sem pretensões de ofender ou denigrir a moralidade ou ética de nenhum indivíduo, grupo ou organização, seu principal objetivo é a melhora efetiva da convivência, e relação social no âmbito escolar e na comunidade, abordando assuntos necessários a formação de cada indivíduo, como os direitos e deveres, tendo em vista os últimos acontecimentos, que, para que não se repitam, mudanças são necessárias.

GRÊMIO ESTUDANTIL INDEPENDENTE (GEI): CONJUNTO E INDIVIDUALIDADE
Cada indivíduo do GEI tem assim como cada um de vocês, uma personalidade, um pensamento ou ideal sobre cada assunto, uma forma de lidar com alguma situação. O que é normal, pois, são pontos de vistas diferentes uns dos outros, realidades diferentes, assim como cada membro de uma direção de escola ou até mesmo os professores já tem uma opinião formada sobre determinados assuntos ou não, podendo estas serem parecidas ou conflitantes.

O que não pode e nem deve ser confundido é individualidade com conjunto (coletivo). Cada um tem sua forma de pensar, de agir, mais a partir do momento que um grupo se forma, talvez não seja por termos a mesma opinião (o que é claro que não acontece), mas sim por termos um objetivo em comum, e nos juntarmos por acreditar nele. Os conflitos de caráteres ou ideais, entre alunos/ funcionários/ professores e direção, tem se mostrados constantes.


Uma solução que fica evidente que é necessária seria a conscientização de ambas as partes, sobre a importância dos direitos e dos deveres de cada indivíduo e a relação e postura dos mesmos quanto ao conjunto ou coletivo.

Estamos acostumados a ouvir ou pensar naquela antiga frase que diz:
"Os bonzinhos sempre se ferram".

E muitos dizem e passam adiante, mas talvez ainda não tenham parado para refletir, de fato, o porquê, que eles se ferram.

1°) Porque para a maioria é cômodo não pensar, e apenas aderir respostas já elaboradas, pensarem apenas aquilo que lhes é passado. Talvez uma palavra que defina bem isso seja PREGUIÇA.

2°) Porque a maioria sabe que a verdade pode doer e daí fogem dela, tal como se fosse uma bala perdida. Para se proteger, talvez uma palavra que defina bem essa situação seja MEDO.

3°) CONCLUINDO: a maioria tem ou medo ou preguiça de fazer o que é correto. E uma pessoa que tem uma opinião pensada, estudada, analisada e crítica, com um fundamento, certamente se passa por errada, pois, a maioria das pessoas ainda permanece no senso comum e é mais fácil um indivíduo estar errado, do que a maioria, que acha que sabe, por que alguém lhes contou. Isso é um exemplo de senso comum! E a pessoa que está correta, normalmente se passa por errada aos olhos daqueles que os julgam, podendo ser contestada, ignorada, ou até ser perseguida por enxergar aquilo que a maioria se nega a ver.

Giordano Bruno, por exemplo, foi queimado na fogueira da "Santa Inquisição" simplesmente por pensar! Não apenas ele, mas milhares e milhares de pessoas, que assim como ele sofreram uma tremenda injustiça, e pagaram com a vida, pela ignorância da sociedade.

Agora sabemos o porquê, que os bonzinhos se ferram, pois estão em minoria! A maioria tem medo ou preguiça de fazer o que lhes é correto, ou não se acha apto o suficiente para dar sua opinião. 

- Para esses gostaríamos de ressaltar que: "Quem cala, consente". E é por se calarem que muitas pessoas sofrem injustiças a todo momento. Essa pessoa que se cala, certamente não terá uma divergência ou conflito com as pessoas ao seu redor, mas em compensação terá um problema enorme consigo mesma, em sua consciência, muitas vezes simplesmente para manter as aparências com as pessoas ao seu redor. 

- Para todos afirmamos: Não tenham medo e nem preguiça de exporem o que vocês pensam ou sentem; pelo que os outros vão pensar ou dizer. Sua opinião será muito bem-vinda se tiver um fundamento, um estudo e também se sua não ferir a moralidade ou a ética de outro grupo ou indivíduo. Todos temos uma razão dentro de nós, basta usá-la! Só assim saberemos se estamos no lado que nos é correto.

Por experiência própria afirmamos que: IDADE NÃO DEFINE CARÁTER. Tem pessoas de 40, 50, 60, 70, 80... enfim, com idades mais avançadas que possuem mentalidades infantis se comparados com pessoas mais novas. Uma realidade é que alguns alunos já possuem caráter e formação, talvez, até mais elevada do que a dos indivíduos que "deveriam dar o exemplo", ou que deveriam nos ensinar, orientar, ou até mesmo, nos representar...

Imagem que nos é transmitida através da observação de cada indivíduo e de suas posturas em relação á certas situações, fatos ou acontecimentos. Quanto a essas posturas, fica claro que todos percebem, alguns comentam e outros certamente serão orientados a não seguirem esses exemplos que envergonham o caráter e a honra de alguns. Quando isso acontece é um direito do estudante cobrar uma postura diferente, mas nosso dever também é lembrá-los que existem deveres a serem cumpridos.

NÃO ADIANTA QUERER, SEM FAZER!
O que tem acontecido, e não somente com os estudantes, é que as pessoas não estão mais reivindicando seus direitos, nem fazem questão deles, pois para corrigir algo terão de se corrigir primeiro. Temos muitos também que só querem saber de seus direitos e se esquecem de seus deveres.

Quanto a essa questão é simples: 

Para podermos cobrar algo, nós precisamos dar o exemplo. Só podemos mudar uma situação depois de mudarmos á nós mesmos e nossa postura diante dela. E enquanto isso não é feito o governo continua a ganhar com a omissão ou inconsciência dos educadores e da direção de qualquer escola e a direção de uma escola continua a ganhar com a inconsciência, medo ou preguiça por parte dos estudantes. Não é à toa que, entra governo, sai governo, e eles mantém a mesma postura duvidosa, sendo muitas vezes mentirosos, quanto ao ensino. E o ciclo vicioso, enquanto isso, continua!

VAMOS QUEBRAR ESTE CICLO! Assim será quando:
1°) Tomarmos consciência.
2°) Mudarmos nossa postura em relação a certa situações, assuntos, fatos...
3°) Tomarmos atitudes conscientes e fundamentadas. O estudo é muito importante.

GRÊMIO ESTUDANTIL INDEPENDENTE:
Por priorizar a conscientização e por ser usado como um instrumento dos alunos para transmitir denúncias, cobrar posicionamento e postura das partes, fazer reivindicações , ajudar os alunos a cobrarem seus direitos, mais também lembrando os mesmos de seus DEVERES, certamente não agrada os que ganham com a inconsciência, omissão e ignorância; por isso que em muitas escolas não existe e nem se é permitido ter um GEI.

OS ALUNOS:
Os alunos têm extrema importância e um papel fundamental, pois, são eles que trazem as denúncias, reivindicações, propostas, etc. E o GEI também zela pela integridade dos mesmos. O GEI também faz a ponte entre alunos/professores/funcionários e direção, visando o bem comum, melhorias e avanços para a comunidade.

Basta termos a CORAGEM, a INICIATIVA, e a FORÇA DE VONTADE para MUDAR a realidade ao nosso redor!

Estamos à disposição de todos(as) e contamos com a ajuda de todos vocês!

Escrito por Rafaela Lima em nome do:
GRÊMIO ESTUDANTIL INDEPENDENTE - ALCIDES CUNHA 

Publicado originalmente em 24/09/2018, no site:
https://www.facebook.com/porumgeiindependente/posts/564246770698492?__tn__=K-R

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