quinta-feira, 10 de junho de 2021

O fardo de minhas lutas


O fardo de minhas lutas
pesam na ladeira da montanha de Sísifo
É desesperador perceber o perigo evidente logo ali na esquina,
pregar no deserto para quem faz ouvidos moucos
e não quer fazer um trabalho de longo prazo,
mas busca a "certeza" de um caminho-mercadoria,
com satisfação imediata e garantida
Vendida, em sua maioria,
pelos embusteiros egocêntricos
de uma loja de esquerda qualquer.

O fardo de minhas lutas
se depara com professores autoritários e ignorantes,
que vomitam tradições em causa própria
e não querem ensinar e se preocupar com educação pública
E, também, com muitos alunos que não querem aprender, acomodados,
já corrompidos em tenra idade
Indo como mariposas em direção à luz elétrica
da propaganda sem integridade e ética
de uma indústria cultural feita sob medida para corromper
Enquanto uma mídia venal de massas
sem escrúpulos algum,
aproveita-se do impasse para vomitar privatizações
e se apoderar dos poucos recursos da educação pública

O fardo das minhas lutas
está presente também nas alianças em que só eu usei
mesmo defendendo o fim da hipocrisia matrimonial
e da moral católica
Enquanto muito "feminismo" foi pregado da boca para fora
tal como um padre em sermão
mas que, no frigir dos ovos,
transformou o adultério, mesmo com aliança no dedo,
numa justificativa e numa salvação

O fardo de minhas lutas
está nas chapas sem votos
mas cheias de "admiração"
das vozes que falam: 
excelente campanha!
boas ideias!
boa sorte!
mas que deixam na mão
Lutando sozinha contra tudo de podre
que existe na teoria e na prática
Ao mesmo tempo em que
vomitam moral e o "caminho correto", basista, de "unidade"

Ninguém destes sente o peso do fardo de minhas lutas
nenhum deles se preocupa com ética
com coerência
com o trabalho enlouquecedor de formiguinha
que deveria ser cotidiano
mas é sempre relegado com desculpas esfarrapadas
que falam em éticas abstratas
cagadas nos discursos oficiais
sem jamais ser encontrada nas ações oficiais
sobretudo depois que passam as eleições

O fardo das minhas lutas
percebe nitidamente o discurso cada vez mais distanciado da prática
Que recebe sempre um inesgotável voto em branco
ininterrupto e assustador
enquanto desdenham do fardo das minhas lutas

O fardo das minhas lutas
fala o óbvio, de diferentes formas e sentidos,
mas não é compreendido.
Quanto mais a hipocrisia da realidade deforma,
pelo egoísmo e pela rotina,
mais apoio fácil é angariado por aqueles que reclamam
como "método" de luta cotidiano
e querem ser tratados como filhos mimados e acolhidos
Mal sabem eles que é tudo um simples reforço da hipocrisia
que redobra o peso
do fardo de minhas lutas

O fardo de minhas lutas
também me faz chorar e reclamar
só que em forma de poesia
O que me resta por agora
é enrolar o papel como um pergaminho
colocá-lo numa garrafa vazia
e lançá-lo ao mar do futuro
na esperança de que outros indivíduos
também cansados do fardo de suas lutas
o encontrem e, assim como eu,
tentem praticá-las
Para que não sejam mais lamentos
e sim um programa de ação cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário