Conseguindo ser ainda pior do que o esperado, em Porto Alegre o COMTU aprovou o aumento da passagem de ônibus no seu valor total sugerido: de 14,3%. O que significaria um aumento da passagem de 4,55 para o valor de 5,20 (muito acima da inflação!). Falta, agora, apenas a decisão da prefeitura para que o aumento aconteça.
A Carris NÃO dá prejuízo! A Carris dá lucro!!! 
Além disso, a prefeitura tensiona retirar d@s professores de escola pública o direito ao meio passe. Direito esse que deveria ir além d@s professores, para @s funcionári@s de escola!
Mais uma vez colocam a classe trabalhadora entre a guilhotina e a espada para pagarmos a crise dos ricos!


(Lembrando que o salário da população ainda não foi atualizado e que o auxílio emergencial foi reduzido).Todas essas medidas para manter os lucros das empresas que exploram o transporte público.


Outras medidas deveriam ser feitas se o pensamento fosse para a melhoria do transporte público da capital, como a ampliação dos transportes alternativos, (como os metrôs e trens por ex.) Mas o interesse central gira sempre em torno de manter o monopólio das empresas privadas do transporte "público" e o seu lucro para poucos. Enquanto isso, a população sofre com os aumentos ininterruptos.É necessário, ainda, denunciar duas coisas:
O monopólio da notícia, que além de fazer com que informações como esta, que tem impacto direto sobre as nossas vidas e das famílias de POA, não sejam amplamente divulgadas por todos meios de comunicação, IMPÕE a ideia de que as privatizações resolvem e de que os custos devem ser passados aos usuários, como se não houvessem diversas isenções empresariais e privilégios de bancos e empresas para serem mexidos!
E onde está quem deveria chamar mobilização? Onde estão os sindicatos e os partidos que dizem representar a classe trabalhadora e a própria classe trabalhadora? 
Porto Alegre, 16 de junho de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário