domingo, 18 de abril de 2021

Bradesco anti-machista?!

A farsa da preocupação com o machismo veiculada pela propaganda da BIA na grande mídia

*Por Rafaela Lima

Bradesco e grande mídia se somando às pautas identitárias...?

Recentemente a grande mídia e, em especial, a Rede Globo, começaram a divulgar a propaganda da BIA do banco Bradesco. A BIA é o serviço de inteligência artificial que atende aos clientes virtualmente e, que, como divulga a propaganda, agora possui um novo repertório de comentários que supostamente estariam "combatendo" o machismo. É importante frisar a demagogia a que recorrem, tanto a Rede Globo e a grande mídia, quanto o banco Bradesco e os demais bancos listados a seguir.

O Bradesco é um dos maiores devedores do Governo Federal¹. Até agosto do ano passado, 2020, o mesmo devia à União 7,9 bilhões de reais. Dinheiro que falta para o investimento no setor público em Educação, Segurança, Serviço Social e Saúde (em ano pandêmico)². Durante o mandato presidencial de Michel Temer foi perdoada, em 3 meses, uma dívida de cerca de 30 bilhões de reais dos grandes bancos privados, como Bradesco, Santander e Itaú³. 

Aqui cabe relembrar, também, as dívidas das igrejas evangélicas perdoadas, recentemente, pelo governo Bolsonaro, nas quais mais de 1 bilhão de reais deixaram de entrar para os cofres da União.⁴ De bilhões em bilhões estão perpetuando a exploração que é desumana e condenando à miséria toda uma classe social e uma nação! 

Assim, com o perdão da dívida desses e outros bancos e empresas⁵, a dívida do setor privado se transforma em dívida pública e quem paga são os(as) trabalhadores(as). A intensificação da exploração do trabalho e o alto índice de desemprego estão interligadas diretamente a isso. 

A falta de investimento nessas áreas interfere — e muito! — no desenvolvimento social. Enquanto isso, a BIA do Bradesco é “vendida” como se tocasse ou mexesse nessa estrutura. No entanto, trata-se de uma "solução" demagógica que se gerou a partir da adesão do discurso da esquerda pela grande mídia e demais setores, que ajuda a reciclar o sistema econômico, e que, também, vem ajudando a torná-lo mais aceitável para a opinião pública através da manipulação das massas. 

No início do texto foi enfatizada a Rede Globo dentro da grande mídia. Isso foi feito porque este canal, que é transmitido na TV aberta, tem audiência  e repercussão consideráveis e se utiliza amplamente dos discursos e das bandeiras das lutas dos movimentos das mulheres, das/dos negras e negros e, também, LGBTQI+++. Atuando para que essas pautas se transformem em produtos ou sirvam para a venda deles e de padrões que não são questionados mas amplamente propagados pela mídia.

A nova imagem que a emissora pretende passar — e já está passando —, uma vez que pessoas desses movimentos compraram a suposta “militância da Globo”, faz parte da busca por legitimação e maior audiência. E, não! O BBB não está ajudando na luta. Está reforçando o individualismo e gerando mais aversão contra quem milita a partir do momento que molda um estereótipo de “militante”, como aconteceu nos casos de Lumena e Karol Conká. Há diversas reproduções de uma lógica viciada que apenas contribui para a polarização e a dicotomização. Esse é um dos pontos sobre essa emissora. A saída não está por dentro do capitalismo, pois suas bases retroalimentam o machismo, a misoginia, o racismo, a homofobia, xenofobia, etc.

O banco Bradesco e a tal da BIA, assim como a Globo, não combatem o machismo, uma vez que não mexem na estrutura econômica, perpetuando a desigualdade de gênero, social e de exploração de classe através dos seus vários dispositivos ideológicos e políticos. Sua influência midiática e de poder são, também, muito maiores que os da “esquerda” no geral. E aí temos um grande perigo mal compreendido ou mesmo menosprezado.


Pontos para contribuir no debate:


1) A tendência  é  que, inicialmente, ocorra o oposto do noticiado na propaganda do banco, uma vez que as pessoas vão xingar a BIA para testarem o mecanismo.

2) A BIA não é uma mulher, apesar de se utilizar da voz de uma. O assédio na família, no trabalho, nos poucos momentos de lazer (por causa da dupla ou tripla jornada de trabalho), seguirá. Além disso, salientamos que o assédio no trabalho geralmente é praticado por parte das pessoas que ocupam maior posição de poder dentro de um estabelecimento, como os chefes, gerentes e patrões.

3) Essa propaganda é voltada, diretamente, para o favorecimento do próprio banco, reforçando uma imagem que não corresponde à realidade. Por acaso o banco Bradesco investe seus lucros nos Serviços Sociais e na construção de casas de acolhimento para mulheres que sofrem violência doméstica e social, bem como reincorporação profissional no mercado de trabalho para elas?

4) A utilização perversa da representatividade e de outras bandeiras dos movimentos sociais pelo mercado seguirá e tornará mais complicada ainda a nossa luta. 

5) As grandes empresas usam as bandeiras e os discursos em benefícios próprios e interesses de outra classe que NÃO É A DAS(OS) TRABALHADORAS(ES). Isso, para explorar o maior número de pessoas possível, para gerar maiores lucro para os patrões e, felizmente ou infelizmente, para as patroas.

6) A propaganda da BIA visa dar uma aparência bonita para a podridão de conteúdo. “Novas embalagens para antigos interesses”⁶.

 

As estratégias de luta apenas funcionariam se tivessem medidas a longo prazo sendo efetuadas em conjunto, DIALETICAMENTE, com medidas de controle do mercado, do sistema financeiro e de mudanças econômicas e sociais. No entanto, vemos na “esquerda” atual uma cisão entre o marxismo e o feminismo, uma vez que o último pretende se tornar uma linguagem independente e lente de percepção de mundo com um fim em si própria, como os grandes filtros, com completude. Porém, essa expansão ou esse afastamento com o marxismo custa caro, pois causa um distanciamento/descolamento entre as ideias do movimento e a realidade da classe trabalhadora, e a dissolução das bases materiais dessa linguagem, fundamentais para a leitura da realidade.

Com isso, os problemas da falta de leitura junto aos de leitura da realidade, seguem. 

Em resumo, a não garantia dos direitos humanos a todos seres é uma realidade cotidiana e devemos lutar contra. No entanto, cabe ressaltar que é com a mudança da estrutura econômica (que retroalimenta indireta e diretamente as ideologias burguesas e que subjuga as massas trabalhadoras, beneficiando amplamente o banco Bradesco e a Rede Globo) que conseguiremos nos aproximar de um combate mais efetivo contra o machismo (racismo, xenofobia, homofobia, etc.). É necessário mudar o sistema econômico!

Portanto, NÃO xinguem ou assediem a BIA. Ao invés dos xingamentos e do "assédio" a uma inteligência artificial, questione o banco através dela, perguntando:


1) Quando o banco Bradesco vai pagar os 7,9 bilhões que deve à União?!!!

2) O banco Bradesco perdoará também as dívidas dos seus clientes mais pobres tal como a União generosamente lhe perdoa as dívidas bilionárias?

3) O banco Bradesco vai construir casas de acolhimento para mulheres que sofrem violência doméstica?

4) O banco Bradesco vai ajudar a criar mecanismos de reincorporação profissional independente dessas mulheres no mercado de trabalho ou a sua preocupação é só com o “machismo” contra uma inteligência artificial?





Referências

_________________

¹ https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/31/maiores-devedores-uniao-petrobras-vale-bradesco-csn.htm


² https://www.brasildefato.com.br/2020/07/27/divida-de-mil-empresas-com-a-uniao-pagaria-o-auxilio-emergencial-por-14-meses

³ https://spbancarios.com.br/08/2017/em-tres-meses-temer-perdoa-quase-r-30-bi-dos-bancos

https://www.otempo.com.br/politica/congresso-perdoa-divida-bilionaria-de-igrejas-com-respaldo-de-bolsonaro-1.2460913


https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/01/21/temer-perdoou-r-474-bi-de-dividas-de-empresas-maior-anistia-em-10-anos.htm


Sugestão de música aqui, citação extraída dela:

https://www.youtube.com/watch?v=-1cI4nYIQqs 


Notícias complementares:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/03/divida-publica-alcanca-90-do-pib-e-bate-novo-recorde-em-fevereiro-diz-bc.shtml


https://www.msnoticias.com.br/editorias/geral-ms-noticias/apos-dar-bilhoes-aos-bancos-guedes-diz-que-credito-nao-chega-as/99297/


https://www.brasildefato.com.br/2020/07/27/divida-de-mil-empresas-com-a-uniao-pagaria-o-auxilio-emergencial-por-14-meses


Nenhum comentário:

Postar um comentário