"É gratuito e sempre será" nos diz cinicamente a mensagem da tela inicial do facebook.
No recente escândalo da utilização dos dados pessoais dos usuários pela empresa da manipulação digital, Cambridge Analytica, foi formulada uma excelente questão que ainda hoje não foi respondida:
"Quanto da receita do facebook vem da monetização dos dados pessoais dos usuários?".
A resposta: tudo! Absolutamente tudo! Trabalhamos de graça para que estes canalhas roubem nossos dados pra usar contra nós mesmos, manipulando eleições, comportamentos e a "democracia".
O recente documentário da Netflix "Privacidade hackeada" esmiúça bem esta questão e deve ser assistido por todos os usuários das redes sociais. Segundo alguns entrevistados, "o facebook é a melhor plataforma para fazer experiências e experimentos"; e nós somos as cobaias e os fantoches. É a realização plena de 1984 e do Admirável mundo novo, não pelos malvados "comunistas", mas pela democrática elite capitalista internacional.
Assistam o documentário e tirem suas próprias conclusões. Vale revisitar o texto que foi escrito em janeiro de 2019 neste blog (Quem está por trás de Olavo de Carvalho?), que tira conclusões mais profundas da relação entre "invasão tecnológica de privacidade" e o capitalismo, que o documentário citado não pode (ou não quer) tirar...
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